Reunião discute modelos de interação entre FAI e UFSCar

SEXTA-FEIRA, 16 DE DEZEMBRO DE 2016 Reunião discute modelos de interação entre FAI e UFSCar

A Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI.UFSCar) organizou uma reunião com as Pró-Reitorias de Administração, de Pesquisa e Extensão e com Centros Acadêmicos para discutir os modelos de interação entre a Fundação e a Universidade referente à tramitação de projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento institucional. A reunião ocorrida no dia 15 de dezembro, no Anexo da Reitoria, foi a primeira de uma série.

“Organizamos essa reunião a partir de uma demanda da Pró-Reitoria de Administração (ProAd)”, explica Ednaldo Brigante Pizzolato, diretor institucional da FAI.UFSCar. “O objetivo é fazermos convergir cada vez mais os mecanismos e os procedimentos da FAI e da ProAd para que os processos de tramitação fiquem mais ágeis”, detalha.

O assessor jurídico da FAI.UFSCar, Marcelo Ferro Garzon, apresentou os estágios de tramitação de cada tipo de projeto no âmbito da FAI e da UFSCar. “Os projetos de extensão e desenvolvimento institucional estão regulamentados, precisamos trabalhar na regulamentação dos projetos de ensino, inovação e pesquisa”, frisou Garzon.

Garzon destacou ainda que a FAI até 2008 tinha uma autonomia maior para gerir recursos de projetos. “Depois de 2008 o Tribunal de Contas da União restringiu essa autonomia”, lembrou. Somente em 2016 é que se inicia um período de estabilização, uma vez que uma série de normas e leis foram editadas pelo governo federal. “As fundações de um modo geral começam a se adaptar a esse novo arcabouço legal”, explicou.