Grupos musicais da UFSCar estarão no Festival Chorando Sem Parar

QUINTA-FEIRA, 1 DE DEZEMBRO DE 2016 Grupos musicais da UFSCar estarão no Festival Chorando Sem Parar

A 13ª edição do Festival Internacional Chorando Sem Parar – considerado o maior evento de Choro do país – acontece de 5 a 11 de dezembro em São Carlos com apresentações gratuitas de Yamandu Costa, João Donato, Armandinho Macedo, dentre outros grandes nomes da cena musical. O ápice do Festival é no domingo, dia 11, com 12 horas ininterruptas de música em praça pública.

O Chorando Sem Parar de 2016 homenageia Paulo Moura, um dos mais conceituados músicos do Brasil, falecido em 2010. Nailor Proveta, instrumentista que também será homenageado devido à afinidade de estilo e envolvimento com Paulo, abre a programação do Festival, no dia 5, ao lado de Yamandu Costa, no Teatro Municipal de São Carlos.

No dia 6, Proveta coordena a oficina “Paulo Moura e o Improviso Brasileiro” no Teatro de Bolso da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), às 15 horas. “Vamos falar neste encontro com músicos sobre Paulo Moura, improvisação e os arranjos que ele fazia para as big bands”, conta Nailor.

Ainda no dia 6, na segunda noite do Festival, João Donato, pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor brasileiro se apresenta no Teatro Florestan Fernandes da UFSCar ao lado de Alexandre Ribeiro. Será apresentado um repertório inspirado no álbum Dois Panos para Manga, que João gravou ao lado de Paulo Moura.

A programação do fim de semana do 13º Festival Internacional Chorando Sem Parar tem início na sexta-feira, dia 9, com a Mostra Musical dos Alunos do Curso de Música da UFSCar (MoMA). Se apresentam o Duo composto por Pedro Kebbe e Ashraf Droubi, e os grupos Navegantes do Lago e Pente fino. Segundo o professor Fred Cavalcante, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar e coordenador da MoMA, cada grupo musical apresentará seu repertório incluindo ao menos um tema de Choro e uma música relacionada a Paulo Moura.

“A MoMA tem o propósito de fomentar a cena musical de São Carlos e proporcionar aos alunos de graduação oportunidades de formação musical, promovendo uma participação democrática e ativa dos estudantes, também tendo em vista a melhoria de sua formação profissional”, explica o docente. A apresentação acontece na Praça Dr. Christiano Altenfelder Silva – Praça XV de Novembro –, a partir das 19h30.

No dia 10, a partir das 20 horas, na mesma praça, haverá “AfroBossaNova”, com Armandinho Macedo, Carlos Malta, Marcos Suzano e outros convidados. O dia mais aguardado do Festival, dia 11, começa pontualmente às 10 horas com a apresentação da Orquestra Experimental da UFScar e segue, ininterruptamente, até as 22 horas.

Todas as atividades do Chorando Sem Parar têm entrada franca, mas para algumas é necessário retirar ingresso antecipadamente. O Festival é realizado pelo projeto Contribuintes da Cultura, com gestão da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI.UFSCar). Confira a programação completa e outras informações em www.chorandosemparar.com.br.