ChorandoSemParar transforma São Carlos na “Capital do Choro”

QUINTA-FEIRA, 1 DE DEZEMBRO DE 2016 ChorandoSemParar transforma São Carlos na “Capital do Choro”

São Carlos, a Capital Nacional da Tecnologia, se transforma na “Capital do Choro” a partir do dia 5 de dezembro quando inicia o 13º Festival Internacional ChorandoSemParar, que este ano homenageia Paulo Moura, um dos mais conceituados músicos do país, falecido em 2010. O multi-instrumentista, arranjador, maestro, compositor popular e sinfônico, criou grupos e orquestras, bandas de jazz e reinventou o som da gafieira.

Serão sete dias de atividades gratuitas com apresentações de grandes nomes da cena musical. A apoteose acontece no domingo, dia 11, com 12 horas ininterruptas de música em praça pública. No dia 5, a abertura do ChorandoSemParar fica por conta do veterano de Festival Yamandu Costa, considerado um dos maiores violonistas do Brasil, e Nailor Proveta, instrumentista que também será homenageado devido à afinidade de estilo e envolvimento com Paulo Moura.

Como parte da programação que ocorre ao longo da semana, o pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor brasileiro João Donato se apresenta na UFSCar ao lado de Alexandre Ribeiro, no dia 6. Donato também participa, ao lado de João Fernando Gomes de Oliveira, o Moringa, e Halina Grynberg, produtora cultural, escritora e viúva de Paulo Moura, de uma roda de conversa sobre o homenageado. Logo após o bate-papo, Halina autografará seu livro “Paulo Moura, um Solo Brasileiro”, obra que simula uma entrevista com o multi-instrumentista. No dia 9, a escritora ainda palestra sobre o acervo digital de Paulo Moura, um projeto elaborado sobre a coordenação do pianista americano Cliff Korman, que também estará em São Carlos.

A programação do fim de semana tem início na sexta-feira, dia 9, com a Mostra Musical dos Alunos do Curso de Música da UFSCar (MoMA), com apresentações de Choros e gêneros afins na Praça Dr. Christiano Altenfelder Silva – Praça XV de Novembro –, a partir das 19h30. No dia 10, a partir das 20 horas, na mesma praça, haverá “AfroBossaNova”, com Armandinho Macedo, Carlos Malta, Marcos Suzano e outros convidados. O dia mais aguardado do Festival, dia 11, começa pontualmente às 10 horas com a apresentação da Orquestra Experimental da UFScar e segue, ininterruptamente, até as 22 horas. Haverá ainda outras atividades, como as oficinas “Paulo Moura e o Improviso Brasileiro” e “Influência Rítmica na Música Instrumental Brasileira Contemporânea” e roda de conversa sobre a música instrumental brasileira nos Estados Unidos com a instrumentista norte-americana Ana Cohen.

Realização - O Festival Internacional ChorandoSemParar é realizado desde 2004 pelo projeto Contribuintes da Cultura, cuja gestão é da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI.UFSCar). Confira a programação completa, com os locais e horários do 13º Festival Internacional ChorandoSemParar:

Programação Completa:

5 de dezembro
20h - Abertura do Festival - 1ª noite
Yamandu Costa e Nailor Proveta (convidado homenageado) apresentam repertório inspirado no álbum El Negro del Blanco.
Local: Teatro Municipal de São Carlos.  Retirada de convites antecipada.

6 de dezembro