Evento da UFSCar promove visita ao Morro do Cuscuzeiro

QUARTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2016 Evento da UFSCar promove visita ao Morro do Cuscuzeiro

Veteranos, novatos, apaixonados e novos admiradores de escalada se reúnem no próximo fim de semana na região de São Carlos, especialmente no famoso Morro do Cuscuzeiro, com cerca de 900 metros de altura, em Analândia, para desenvolver uma das atividades do "IV Encontro de Montanhismo e Excursionismo de São Carlos" (IV EMESC), que acontece na UFSCar entre os dias 25 e 27 de novembro.

A "Saída à Rocha", nome da atividade, será guiada pelo integrante do Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo (CUME) Beto Severian, que também ministrará a oficina prática "Técnicas verticais de acesso a árvores" no Encontro, com foco em coletas para pesquisas científicas em fauna e flora, mas que também podem ser usadas em podas de árvores, montagem de circuitos de arborismo recreativo, dentre outros.

Na oficina serão abordadas técnicas para subir em árvores sem danificá-las e os procedimentos corretos para garantir a segurança do praticante. "Assim como na escalada em rocha, que sou praticante há 11 anos, os princípios que orientam o minicurso são a segurança e o mínimo impacto, que acabam por convergir para uma prática segura e ambientalmente responsável", explica o instrutor que já atuou em pesquisas botânicas em diversos biomas brasileiros.

Durante o IV EMESC serão oferecidas ainda oficinas práticas de "Aberturas de vias de escalada esportiva", com o engenheiro ambiental Rodrigo Chinaglia, que escala há 12 anos, sendo um grande entusiasta na abertura de vias de escalada por todo o interior do Estado de São Paulo; e de "Introdução à fotografia outdoor", com o fotógrafo Ricardo Japur. Nesta edição do Encontro haverá um concurso de fotografias de paisagens e atividades outdoor que se relacionem com os temas "Montanhismo" e "Esportes na Natureza". As imagens serão expostas durante o evento por meio de projetores digitais.

No IV EMESC, cuja gestão é da FAI.UFSCar (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos) além das oficinas práticas, serão abordados os diferentes aspectos de atividades realizadas em ambiente natural. Haverá apresentação de trabalhos científicos, palestras sobre a história do CUME, relatos de experiências sobre escalada e montanhismo, e sessões de debate sobre ecoturismo sustentável, mínimo impacto e a gestão de Unidades de Conservação Ambiental.

"Esse tipo de ação realizada para dar algum tipo de retorno a sociedade também é, desde sempre, um dos pilares do CUME", ressalta o professor Victor Lopez Richard, docente do Departamento de Física da UFSCar e integrante do Centro. Os procedimentos de inscrição e a programação completa podem ser conferidos no endereço www.emesc.faiufscar.com. Mais informações podem ser obtidas pelo email emesc@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9335.