Obras de ampliação do Hospital Universitário são retomadas

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2016 Obras de ampliação do Hospital Universitário são retomadas

O Hospital Universitário da UFSCar Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci, em breve, irá aumentar sua capacidade para atendimentos e internações. Foi assinado no dia 14 de setembro o contrato que retoma as obras de ampliação do HU-UFSCar.

A contratação deu-se por meio de licitação pública sob coordenação da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI.UFSCar) e da equipe técnica do HU-UFSCar. Participaram do processo licitatório seis construtoras e foi declarada vencedora a empresa Pajolla Engenharia Ltda.

Com a ampliação, estão previstos 54 novos leitos de internação, sendo 12 pediátricos, 19 de clínica médica, oito de saúde mental e 15 de cuidados prolongados, todos eles em quartos duplos com sanitários. Além disso, faz parte do projeto uma área destinada à reabilitação física de pacientes e solário para atividades ao ar livre. Uma classe hospitalar, brinquedoteca, espaços de convivência e áreas de apoio, como postos de enfermagem, prescrição médica, apoio nutricional e atendimento multiprofissional, também estão contemplados nesta expansão.

"Esta obra possibilitará a realização de aproximadamente 160 internações por mês no HU-UFSCar, atendendo a demanda de assistência à saúde da população, além de oferecer aos pacientes um ambiente moderno e acolhedor facilitando a sua adequada recuperação", afirma Valéria Cristina Gabassa, gerente de Atenção à Saúde, do HU-UFSCar.

As obras terão início imediato e o prazo para execução desta etapa será de seis meses. O contrato assinado é no valor de R$ 3.989.169,70, recurso originário do Ministério da Saúde.

Hospital Universitário

O Hospital Escola Municipal Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci foi inaugurado em 3 de novembro de 2007, sob a administração da Prefeitura de São Carlos. Em abril de 2015, a responsabilidade pela unidade de saúde passou a ser da UFSCar, com a gestão operacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passando então a receber o nome Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci.

Atualmente, o Hospital Universitário conta com uma estrutura de aproximadamente 6 mil m², com 21 leitos, atuando nas áreas de Pronto Atendimento, Enfermaria Adulto e Pediátrica e Exames de imagem (raio x, tomografia, ultrassonografia), eletrocardiograma, eletroencefalograma e espirometria. Todo o atendimento é feito via Sistema Único de Saúde (SUS).

De janeiro a julho de 2016, o HU-UFSCar registrou um total de 423 internações; 59.006 atendimentos, sendo 40.251 de adultos e 18.755 de pediatria; e mais de 28 mil exames.

(Com texto CCS.UFSCar)