Inscrições abertas para curso online de Estimulação Elétrica Aplicada à Reabilitação Neurofuncional

TERÇA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2022 Inscrições abertas para curso online de Estimulação Elétrica Aplicada à Reabilitação Neurofuncional

Estão abertas as inscrições para o curso online de Estimulação Elétrica Aplicada à Reabilitação Neurofuncional, ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A estimulação elétrica é uma das abordagens terapêuticas mais estudadas no mundo e há um consenso dos seus benefícios na melhora funcional de pacientes acometidos por lesões encefálicas. Sendo assim, profissionais da saúde da área de reabilitação neurofuncional precisam dominar este recurso, baseando suas práticas em evidências, visando oferecer o melhor tratamento para seus pacientes.

O curso da UFSCar fornece embasamento técnico-científico relacionado ao uso adequado da corrente elétrica aplicada para que o estudante seja capaz de avaliar, indicar o uso da técnica e escolher os ajustes específicos e individualizados de acordo com o perfil de cada paciente. São abordados fundamentos e tipos de correntes elétricas, níveis clínicos de estimulação, tipos de eletrodos, aplicabilidade, além de cuidados e contraindicações. A grade curricular ainda traz conteúdos referentes a bases do controle motor, aos impactos de lesões neurológicas e sobre os princípios da aprendizagem motora.

A capacitação é coordenada pelo professor Richard Liebano, docente do Departamento de Fisioterapia da UFSCar, pós-doutor em Ciência da Reabilitação pela University of Iowa, nos Estados Unidos. Também há disciplinas ministradas pelo professor Guilherme Herrera, especialista em Fisioterapia Motora Hospitalar e Ambulatorial em Neurologia e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, com mais de 20 anos de experiência clínica no atendimento a pacientes adultos e pediátricos com disfunção neurológica.

O curso promove ensinamentos relevantes, práticos e atuais, com boas indicações didáticas sobre o modo de usar a estimulação elétrica para que os atendimentos tenham maior qualidade e resolutividade, além de conceitos passados de forma clara e lógica, estimulando o raciocínio clínico. Ao todo, as aulas têm 15 horas de duração, divididas em cinco dias - 17, 24 e 31 de maio; e 7 e 14 de junho, sempre das 19h às 22 horas. A gravação das aulas ficará disponível aos alunos por 30 dias. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail contato@eletroneurofuncional.com.br.

Mais informações, como a íntegra das disciplinas, valor de investimento e formas de pagamento, estão disponíveis no site www.eletroneurofuncional.com.br.