QUINTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2022 Pesquisa do Hospital Universitário da UFSCar é premiada em evento internacional de Fisioterapia

Uma pesquisa desenvolvida no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) conquistou o segundo lugar no "Prêmio Fisioterapia na Covid-19" realizado no XX Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (SIFR), que ocorreu neste ano em Florianópolis (SC). O estudo analisou a telerreabilitação cardiopulmonar após a alta hospitalar em pacientes que tiveram a doença.

"Mesmo após a alta hospitalar, alguns pacientes continuaram apresentando comprometimentos que resultam em prejuízo na capacidade física funcional e piora na qualidade de vida", relata Valéria Pires Di Lorenzo, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar e coordenadora da pesquisa. O estudo acompanhou 57 pacientes. Desse total, 29 participantes integraram o grupo de orientação e receberam uma cartilha educativa e indicação de atividade física, de três a cinco vezes na semana, para realizarem sozinhos. Já os 28 pacientes do grupo de tratamento receberam atendimento por vídeochamada com fisioterapeutas. três vezes por semana, durante oito semanas. Após oito semanas, ambos os grupos foram reavaliados.

De acordo com a docente, os resultados da pesquisa mostraram a importância da avaliação da capacidade física funcional dos pacientes após a alta hospitalar, no sentido de identificar aqueles que precisavam de reabilitação. "O estudo destaca, também, que a telerreabilitação, em um momento em que o afastamento social pela pandemia da Covid-19 era exigido, foi uma técnica viável, segura e permitiu acompanhar e atender os pacientes que precisavam de reabilitação para melhora da capacidade física", explica.

Para Valéria Di Lorenzo, a premiação durante o Simpósio, que é considerado o maior evento mundial em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, foi um reconhecimento do trabalho da equipe envolvida com a pesquisa. " O SIFR, reuniu - em mais uma edição, profissionais e estudantes do Brasil e de outros países para atualização técnico-científica e troca de experiências. Sermos premiados no maior evento mundial em Fisioterapia Cardiorrespiratória, nos permitiu divulgar as evidências científicas na área", celebra a coordenadora do estudo.

A realização da pesquisa teve colaboração da professora Aparecida Maria Catai, também docente do DFisio, foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e contou com a parceria do Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular da UFSCar, além do próprio HU. Para Renata Vanelli, chefe do Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital, a apresentação de estudos que estão sendo desenvolvidos no Hospital, e a premiação de um deles, mostra a qualidade desses projetos de pesquisa. Além da iniciativa coordenada pela professora Valéria, outras nove ações desenvolvidas no HU da UFSCar também foram apresentadas no evento.

Além disso, ela aponta que o incentivo à pesquisa no HU corrobora com a função do Hospital na formação de profissionais e na excelência do atendimento. "O estímulo à pesquisa promove o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do estudante e do colaborador do HU, fortalecendo a metodologia científica na busca por um cuidado baseado em evidências e a formação desses profissionais", afirma Vanelli.

Atualmente, 42 projetos de pesquisa, em diferentes áreas do conhecimento, estão em andamento no Hospital. Renata Vanelli destaca que a GEP atua no apoio e prospecção de novos estudos. "O setor de gestão da Pesquisa no HU-UFSCar visa prospectar estudos científicos de qualidade, apoiando o pesquisador, por meio de diferentes ações e proporcionando um campo adequado de prática de pesquisa", conclui.